O Processo nos Grupos de Pathwork
A minha experiência com GRUPOS DE PATHWORK® tem sido muito rica e gratificante.
Um grupo que se inicia é um encontro de almas. Seres se aproximam, para conhecerem a riqueza do seu mundo interior, e como ele influi no cotidiano. Este encontro propicia troca e evolução para todos.
A COOPERAÇÃO é o primeiro passo. O GRUPO DE PATHWORK® estabelece gradativamente um vinculo de confiança. Ao conhecer a experiência singular, e ao mesmo tempo semelhante, do companheiro, aprende-se a escutar e aceitar a si mesmo, e ao outro. A fraternidade se forma.
Todos contribuem. O crescimento de cada membro do grupo estimula o outro. A escuta, o espelhamento, a aceitação das diferenças, a compaixão, a diversidade na semelhança, propicia o aprendizado com a experiência do outro.
A COMUNICAÇÃO cresce. Cria-se a linguagem comum própria deste grupo. Aprende-se a comunicar, captar as nuances das experiências, contribuir, dar sustentação emocional, estar presente, testemunhar o processo do outro.
O contato propicia compreensão profunda dos entraves na comunicação entre os Seres Humanos, e das motivações, muitas vezes inconscientes, que atrapalham a interação entre as pessoas. Estas oportunidades permitem experimentar novas formas de comunicação, e rever os padrões usuais no relacionamento.
Várias facetas do Ser Humano vão se apresentando nesta troca. Cada parte do universo interior têm linguagem própria, e se expressa nos nossos atos. Aprende-se a lidar com elas, e integrá-las. Comunicação entre eu e eu; e comunicação entre eu e o outro.
A UNIÃO resultante deste processo é sentida em momentos muito especiais quando vislumbramos a verdade maior: “ todos somos Um”. Esta é uma experiência transformadora e nos aproxima da consciência da UNIÃO COMO PROPÓSITO MAIOR DA EXISTÊNCIA.
* Palestra do Pathwork 80, Comunicação, Cooperação e União